Obras


Requalificação Beira Mar  


Previsão de entrega do trecho em execução: novembro

A obra de requalificação da orla da Beira Mar de Fortaleza segue em ritmo acelerado. A intervenção, que vem sendo realizada desde maio pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) compreende cerca de 600 metros.

O projeto prevê para o local, terraplanagem, contenção do calçadão, novo piso, ciclovia, paisagismo, iluminação e acessibilidade.

Em maio deste ano, após a entrega do Novo Mercado dos Peixes, a Prefeitura iniciou a requalificação e urbanização do calçadão, no trecho a partir da Rua Teresa Hinko, também com recursos próprios.  A previsão é que as duas frentes de obras sejam concluídas ainda em outubro.

Orçada em R$ 232 milhões, o projeto foi licitado no final da gestão passada, sem recursos contratados para a sua realização. A atual gestão conseguiu equacionar o financiamento com recursos do Ministério do Turismo para as duas primeiras intervenções: Mercado do Peixe e Espigão do Náutico. Para as demais etapas, a Prefeitura de Fortaleza captou financiamento junto à CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). 


Espigão da Avenida Desembargador Moreira  


Previsão de entrega : novembro

Com 300 metros de extensão e outros 50 metros de braço (píer), o espigão da Avenida Desembargador Moreira, na Beira Mar, teve a sua estrutura concluída antes do prazo previsto e agora trabalha a urbanização. 

O equipamento, orçado em 17 milhões, fazia parte do pacote de obras da Prefeitura em parceria com o Ministério do Turismo, porém com o contingenciamento de verbas do Governo Federal, a Prefeitura de Fortaleza assumiu a conclusão do equipamento, com recursos próprios do município. 

- Novo mobiliário urbano na Praia do Futuro e duas Areninhas

Com recursos já captados, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor desenvolve um novo projeto de mobiliário urbano para a Praia do Futuro. Dando continuidade à primeira etapa da requalificação do local, entregue em 2014, pelo prefeito Roberto Cláudio, o projeto inclui áreas de convivência, com chuveiros, bancos, paisagismo, postos policiais, pavimentação às vias de acesso, além de cinco bolsões de estacionamento, com 1.050 vagas e duas areninhas. A previsão é que o novo espaço seja entregue no início de 2017. 


Vila do Mar 

As obras da segunda etapa do Projeto Vila do Mar que foram iniciadas no segundo semestre de 2014, estão com mais de 80% de execução. Com duas frentes de serviço, as obras estão bem avançadas. O prefeito Roberto Cláudio já entregou um condomínio com 84 casas populares para essas famílias realocadas e estão em processo de entrega mais de 8.000 papéis de casas e mais de 2.000 de reformas. A intervenção (2ª etapa) compreende o trecho que vai da Avenida Dr. Theberge até o antigo kartódromo, na Avenida Leste-Oeste.