Guia Completo


Guia Cultura

O Centro é o coração de todas as cidades, é lá onde Fortaleza pulsa e é um ótimo ponto de partida para viver a melhor experiência cultural da cidade. Comece visitando o Theatro José de Alencar, certamente um dos mais bonitos do Brasil. O TJA tem visitas guiadas, programação intensa e um jardim espetacular, que faz o visitante se sentir realmente em um lugar mágico.

Caminhando um pouco mais pelas ruas históricas, hoje apinhadas de um comércio diversificado, você chega à monumental Catedral Metropolitana de Fortaleza. O templo que demorou mais de 40 anos para ficar pronto é um belíssimo exemplar da arquitetura eclética que fascina tanto por sua engenharia quanto pela fé que ela inspira.

Muito próximo de lá, o passeio cultural pelo Centro tem outro ponto alto, o Mercado Central com suas dezenas de boxes onde é possível encontrar o melhor do nosso artesanato, objetos de decoração, redes e tapetes que vêm das mais distantes partes do Ceará, além é claro, das castanhas, rapaduras e outras gostosuras que são traços marcantes da nossa cultura.

Saindo de lá, poucos passos levam ao imperioso edifício do Museu da Indústria, construído ainda durante o governo de Dom Pedro II. Os espaços contemplam cinco séculos de história do desenvolvimento industrial cearense, oferecendo experiências culturais e museológicas por meio de exposições, espetáculos, teatro, palestras e demais eventos.

No mesmo entorno, ainda mergulhando na memória, é fácil chegar ao Museu do Ceará, museu histórico de Fortaleza e do Ceará que acolhe um magnífico acervo com mais de sete mil peças. Andando pelas galerias é possível encontrar artigos exclusivos como moedas e medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas, além de várias outras peças sobre a História local atrelada a aspectos culturais, econômicos e sociais do Ceará.

Ao lado do Centro, temos outro bairro emblemático da cidade, a Praia de Iracema. Desde o próprio nome, que é uma homenagem à personagem clássica do livro homônimo de José de Alencar, a PI, como é chamada carinhosamente pelos fortalezenses, é sinônimo de atrações culturais em Fortaleza, graças a seus múltiplos cafés, restaurantes, galerias e principalmente por causa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um super espaço que congrega cinemas, teatro, praças, planetário e tem uma programação intensa e diversa que agrada crianças, jovens e adultos. Os mais renomados artistas locais, nacionais e internacionais têm lá seu local cativo em Fortaleza.

O Dragão do Mar também é palco de alguns dos maiores eventos culturais de Fortaleza, como o Carnaval e, o Pré-Carnaval, que se tornou referência da cidade. São quatro fins de semana que antecedem a grande festa em que os fortalezenses e turistas se juntam para celebrar. Outro palco desta alegria é o Estoril, antigo cassino localizado à beira do mar de Iracema, é hoje a sede da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, além de manter uma galeria e ser local de apresentações musicais. Agora, quando se fala em Carnaval, o grande cenário é o Mercado dos Pinhões, localizado no Centro, pertinho da Praia de Iracema e da Aldeota. Os foliões tomam conta do lindo galpão de ferro fundido e seu entorno. Mas sua programação não se limita às festas mominas, diversas atrações fazem parte da sua agenda, fique atento!

O Mercado da Aerolândia, nas proximidades do Aeroporto Internacional Pinto Martins é o “gêmeo” do Mercado dos Pinhões e foi recentemente recuperado pela Prefeitura de Fortaleza, contando agora com programação cultural, incluindo a feira de frutas e verduras, assim como seu “irmão”.

Recente patrimônio turístico do Fortaleza, o Museu da Fotografia concentra um dos maiores acervos de fotografia do país. Grandes nomes como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry e Cindy Sherman assinam as obras expostas, retratando guerras, conflitos, história do norte e nordeste brasileiro entre diversas outras exposições. Entre as mais de duas mil imagens está a icônica “Menina Afegã”, primeira aquisição da coleção.

A arte também respira no Espaço Cultural Unifor em meio a exposições exclusivas tanto nacionais quanto internacionais, com destaque à arte regional. É possível encontrar entre as magníficas obras do acervo particular do Chanceler Airton Queiroz artistas renomados como Aleijadinho, Di Cavalcanti, Portinari e Anita Malfatti.

Agora, se hoje for dia 25, não perca por nada uma das mais lindas manifestações da cultura cearense. Nesta data, todos os meses se comemora o “Dia 25 é dia de Maracatu”, em que a dança, a música, a poesia e as tradições se unem num espetáculo de rara beleza. Informe-se dos horários, dos locais e corra para ver!

Guia Lazer

Fortaleza é sinônimo de alegria e de diversão! O jeito como os fortalezenses conversam e vivem já mostram isso. Somos bem-humorados e cativantes, muito por conta do que a cidade nos oferece. São muitas opções para que o viajante incorpore este sentimento e fique bem à vontade na nossa cidade solar! Divirta-se!

Para começar, primeiro elas, as crianças. Um roteiro que vai deixar os pequenos contentes e cheios de novas histórias para colocar na redação “Minhas Férias” tem de passar pelo Passeio Público. A primeira praça de Fortaleza mais parece um parque, com área livre para correr e uma grande variedade de plantas para conhecer em pleno Centro.

No entanto, quando se fala em parque, Fortaleza tem um dos maiores e mais bonitos das Américas, é o Parque do Cocó com seus 1.571 hectares, um verdadeiro gigante verde dentro da cidade. De passeios pelo rio Cocó a piqueniques, acampamentos, caminhadas, até mesmo grandes shows e outras programações dentro de sua área, tudo é fascinante e muito bonito. Prepare-se para ver aves e mamíferos que você não achava possível achar dentro de uma cidade grande!

Recentemente reformado, o Polo de Lazer Sargento Hermínio é um verdadeiro clube aberto a todos: tem academias ao ar livre, playgrounds, pista de skate, anfiteatro, quadras de areia, quadra poliesportiva, cachorródromo e espaços para a prática de parkour, bicicross, capoeira e corrida!

Claro que quem vem a Fortaleza não vai deixar de ir à praia! A Praia do Futuro é a favorita dos fortalezenses e dos visitantes. As crianças podem passar o dia inteiro brincando em suas areias e nas piscininhas de água salgada que se formam na baixa da maré, enquanto isso, você pode saborear os peixes, caranguejos e lagostas servidos por toda a orla. Um passeio deliciosamente perfeito. Agora, quer ver seus pequenos pulando de alegria? Diga estas duas palavras: Beach Park! O maior parque aquático da América Latina tem uma infinidade de brinquedos e atrações que vão fazer você também voltar a ser criança! Separe um dia inteiro para esse passeio!

Praia é realmente o forte de Fortaleza. Um passeio sensacional é o que começa na Praia de Iracema, uma das mais famosas do Brasil e patrimônio histórico da cidade. Lá você pode ir à Ponte dos Ingleses, também conhecida por ponte metálica, e se maravilhar com o pôr-do-sol mais concorrido da capital. Outra ótima opção é o Pier do Ideal, de onde é possível ver nossa orla de dentro do mar, um cartão postal de tirar o fôlego!

Ao caminhar mais um pouco, você chega à Feirinha da Beira Mar, lugar incrível em que se pode encontrar presentes, comidas típicas e o melhor do artesanato local.

No fim do calçadão, você está em uma das partes mais bonitas da cidade, o Mucuripe. Bairro cantado em versos imortais e que abriga o porto de jangadas, de onde saem todos os dias os pescadores para buscar as maiores iguarias que os verdes mares fortalezenses oferecem. O melhor de tudo é saber que se pode provar tudo isso logo ao lado, no novo Mercado dos Peixes. Imagine escolher a lagosta fresquinha mais apetitosa do que nunca e já poder degustar a preço de custo? Um sonho que se realiza todos os dias para quem passa por lá. Tem também camarão, caranguejo, peixes de todos os tamanhos, gostos e a vista deslumbrante. Reserve um fim de tarde por lá e não se arrependa!

Para sair do movimento turístico mais tradicional, o segredo é ir à Barra do Ceará! O encontro do rio Ceará com o mar tendo a Ponte José Martins Rodrigues, que separa Fortaleza da cidade de Caucaia ao fundo é um cenário lindo que encanta. Assim como a Praça do Ferreira, o verdadeiro coração da cidade, e grande ícone de Fortaleza. Lugar cheio de história que guarda uma verdadeira pérola, o Cineteatro São Luiz, um dos mais luxuosos do país e com uma programação diversificada, que vai da exibição de filmes clássicos a shows de grandes bandas. Programe-se e viva a alegria de estar em Fortaleza!

Guia Esporte

O mar, o sol e o vento se uniram para deixar Fortaleza o melhor ponto do mundo para a prática de esportes como o Kitesurf e o Windsurf. A mesma orla que gerou a campeã olímpica em Vôlei de Praia, Shelda Bedê e hoje abriga os entusiastas do Beach Tennis, do Surf e do Stand UpPaddle. Escolha seu favorito, pratique e se supere!Praia do Futuro, Beira Mar e Praia de Iracema são palcos para seus praticantes.

Voar e deslizar pelas ondas é como um sonho! Fortaleza é o lugar certo para que esse sonho se realize, os ventos constantes e a água morna dos nossos mares fazem da capital o local ideal para a prática do Kitesurf que ganhou o horizonte da cidade.A aventura pode ser praticada na Praia do Futuro.

Há 30 anos, o mesmo fenômeno surgiu com o Windsurf, hoje já tradicional na orla da cidade, pelos mesmos motivos geográficos e paisagísticos que o Kitesurf. Desde que o primeiro esportista juntou a vela com a prancha enchendo o mar de novas cores que Fortaleza não parou mais de seguir este espetáculo nas águas da Praia do Futuro e da Beira Mar.

Também foi durante os anos 1980 que o Vôlei de Praia invadiu nossas areias e nunca mais saiu. O esporte é um sucesso que ultrapassa verões e motiva novos praticantes a chegarem aos mais altos projetos, como aconteceu com a heptacampeã mundial e campeã olímpica fortalezense Shelda Bedê, medalha de prata nas Olimpíadas de Sidney e de Atenas.A Praia do Futuro e a Beira Mar oferecem condições ideais para os praticantes.

Mas o rei dos mares é ainda hoje o Surf! Há gerações encantando os atletas e entusiastas de Fortaleza. Hoje é muito fácil alugar pranchas pela orla e praticar a arte de deslizar pelas ondas usando apenas a própria força e equilíbrio. Há também várias escolas e instrutores por toda a cidade. Vá até a Praia do Futuro, Praia de Iracema ou Beira Mar para pegar suas melhores ondas.

O Stand UpPaddle chegou há pouco tempo, mas instantaneamente conquistou o coração da cidade que viu na junção da remada com contemplação uma forma de se exercitar e de admirar a cidade ao redor. Já são vários pontos onde é possível alugar a prancha e o remo para viver essa aventura. O esporte pode ser praticado na Beira Mar.

A adrenalina bate forte durante o Wakeboard, mesmo em águas naturalmente calmas. Saltos e manobras radicais estão ganhando o coração não só de atletas como de interessados em novas aventuras. Pratique seu estilo no lago do Colosso Lake Lounge, próximo à Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Ainda mais recentemente, foi a vez do Beach Tennis, o esporte conquistou famílias inteiras que encontraram nas areias das praias de Fortaleza dezenas de quilômetros para treinar e se divertir.O fenômeno pode ser praticado nas areias da Praia de Iracema e da Beira Mar.

Para os praticantes de todos esses esportes, orientamos uma boa hidratação e o uso constante de protetor solar.

Guia Culinária

Viajar e conhecer novos lugares é uma delícia, mas delicioso mesmo é poder provar todos os sabores que o destino oferece. Fortaleza tem uma rede enorme de restaurantes, lanchonetes, feiras e mercados em que é possível degustar cada uma dessas iguarias que a Prefeitura de Fortaleza compilou para que sua passagem por Fortaleza seja muito mais que satisfatória!

Você chega a Fortaleza, vê um marzão lindo, bem morninho, se acomoda sob o sol e dá logo uma vontade de comer um peixe. É ou não é? A cidade tem pescados maravilhosos à disposição durante todo o ano. São pargos, sirigados, galos do alto, tilápias, carás, dourados e piabas que dão água na boca só de olhar. Sem contar as grandes estrelas dos mares fortalezenses: a lagosta e o camarão. Aqui é possível comê-los com facilidade, fresquinhos e a um preço que não tem comparação no resto do país. Não deixe de visitar o Mercado dos Peixes para escolher e provar tudo isso!

Se hoje for quinta-feira, a grande pedida é o caranguejo. O dia da semana virou o dia oficial do crustáceo, que é o queridinho da cidade. Na Praia do Futuro, as barracas servem caranguejo com excelência e são uma ótima pedida.

No entanto, os sabores de Fortaleza não vêm todos do mar, muito da nossa gastronomia é baseada na culinária do sertão. O símbolo máximo dessa herança gostosa é o baião de dois com carne de sol e paçoca, um trio que só melhora a cada garfada.

Há vários locais na cidade onde é possível provar estas obras-primas e ainda tentar outras gostosuras, como a carne de carneiro, muito apreciada pelos fortalezenses.

Para quem não quer se arriscar muito em sabores mais fortes, a recomendação é sem dúvida a tapioca! A massa de farinha de mandioca de origem indígena é uma unanimidade! Sua imensa variedade de formas, texturas e recheios faz a festa de quem passa por Fortaleza. O melhor lugar para encontrar todas essasopções é no Centro das Tapioqueiras, são dezenas de quiosques oferecendo a variedade mais incrível desta delícia.

No calor de Fortaleza, nada melhor do que um sorvete para deixar o dia mais gostoso: pode ser de castanha, cajá, caju, tapioca, coco queimado até de caipirinha! O que importa é amenizar a quentura das tardes com a doçura dos gelados!

O que combina mais com as praias de Fortaleza do que uma refrescante água de coco? A fruta é facilmente encontrada por toda a cidade! Mas não é a única representante saborosa que você tem que experimentar quando estiver passeando na capital. Dependendo da época do ano se esbalde com pitombas, atas, cajás, cajus, ciriguelas, jambos, umbus e uma fartura de outras frutas que são facilmente encontradas nos mercados, principalmente no Mercado São Sebastião. Imperdíveis!

Guia Infraestrutura

Nos últimos anos, Fortaleza ganhou uma nova cara, mais moderna, mais dinâmica e muito mais integrada com as pessoas. Foram muitas melhoras na mobilidade, serviços, saúde e lazer. Os habitantes e visitantes têm hoje uma cidade que é feita para o melhor da vida! Bem-vindo à Fortaleza!

Desde a Copa do Mundo de 2014, quando Fortaleza foi sede, um novo tempo se desenvolveu, deixando a cidade mais dinâmica e cosmopolita. O estádio do

Castelão, com 67 mil lugares, é o exemplo maior do legado deixado. Palco dos maiores disputas do futebol cearense, também é o local onde nomes como Paul McCartney, Beyoncé e Elton John, entre outros grandes nomes da música nacional e mundial apresentaram seus shows. Uma visita até lá em dia de jogo ou de show é uma experiência inesquecível!

O Centro de Formação Olímpica fica logo ao lado, exibindo uma estrutura ultramoderna que contempla modalidades olímpicas e paraolímpicas. Altamente equipado para receber do esporte de base ao mais alto rendimento, o CFO é um dos legados dos Jogos Olímpicos de 2016, sediado no Rio de Janeiro. Estimulo à prática esportiva, lazer para a comunidade e foco nos atletas de esporte competitivo são os pilares do Centro, proporcionando experiências fantásticas para quem usufrui e visita.

Para apreciar a cidade com mais conforto e agilidade, várias vias foram reformadas e melhoradas, como a avenidas Dom Luiz e Padre Antônio Tomás. A av. Dom Luiz, um do principais corredores comerciais da cidade, está completamente reformada e pronta para deixar você por dentro das novidades da moda e a Praça Portugal completamente reformada se estabelece como um ponto de encontro que torna Fortaleza ainda mais agradável!

A Av. Padre Antônio Tomás ganhou um túnel que deixou Fortaleza mais dinâmica e fácil de se locomover. Uma obra que serviu para aproximar toda a cidade.

Bem perto de lá, o viaduto do Cocó também facilita o trânsito de quem vai para o lado sul de Fortaleza. Mais bem-estar para todos que passam por uma das vias mais movimentadas da cidade!

É nesta parte de Fortaleza onde está o Centro de Eventos com capacidade para 30 mil pessoas, o segundo maior do país, que recebe periodicamente shows, espetáculos, feiras e congressos nacionais e internacionais.

Para se deslocar para qualquer lugar em Fortaleza, bicicletas e carros compartilhados são uma ótima opção! Fortaleza conta com dezenas de estações do Bicicletar, uma das maiores redes do Brasil, em que você pode passear e se deslocar por centenas de quilômetros de ciclofaixas exclusivas para os ciclistas!

Se você tiver com mais pressa, os carros compartilhados são a melhor opção. Doze pontos espalhados pela cidade deixam disponíveis o serviço do VAMO, Veículos Alternativos Para Mobilidade. São automóveis elétricos que não poluem e colocam Fortaleza na vanguarda brasileira desse tipo de serviço.

O conforto e a comodidade são garantidos logo ao desembarcar aqui! Com um dos maiores e mais movimentados aeroportos do Brasil, Fortaleza embarca e desembarca milhões de pessoas pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, número que só cresce fruto dos grandes esforços em sempre melhorar a vida dos passageiros.

O fortalezense e o turista também podem curtir viagens admirando as paisagens do nosso estado! Diversas rodoviárias ficam em pontos espalhados da cidade, facilitando o acesso e a comodidade na hora de pegar a estrada por milhares de quilômetros de rodovia. Escolha seu destino e faça as malas!

Agora, se o desejo é uma exuberante vista pro mar, o Terminal Marítimo de Passageiros deixou de ser acessado apenas por visitantes, se transformando em polo atrativo para festas, festivais, casamentos e eventos corporativos. Situado na “quina” de Fortaleza, próximo ao Farol do Mucuripe, o espaço desembarca dezenas de milhares de visitantes na época de cruzeiros.

Para garantir a comodidade e tranquilidade de todos que visitam e moram em Fortaleza, a Prefeitura investiu no atendimento médico dos Postos de Saúde, que abrangem toda a cidade e atende a todas as pessoas que possam precisar. Assim como a Guarda Municipal que garante o sossego de quem visita as nossas praças, ruas e pontos turísticos.

E o turista está bem amparado! Estrategicamente localizadas, as Casas do Turista oferecem serviços de auxílio com informações de transporte, estadia, restaurantes, pontos turísticos, além de wifi e atendimento bilíngue para melhor acolher os visitantes da Terra da Luz.

Fortaleza é cada vez mais um lugar para todos aqueles que moram aqui e que nos visitam. Grande prova disso é o programa Praia Acessível, desenvolvido pela Prefeitura que oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, possibilitando o banho de mar de pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção. Em um ano de projeto, foram mais de mil pessoas que puderam viver Fortaleza plenamente, no que ela tem de melhor!

Uma cidade que pensa em você a cada passo!