Arte e Cultura


Espaço Cultural Unifor

Resultado de imagem para espaço cultural unifor

Reconhecido pela Prefeitura de Fortaleza como patrimônio turístico da Capital, o espaço é compatível aos grandes salões de arte do mundo. O local é dotado de sistemas de refrigeração e climatização, controle rigoroso dos índices internos de umidade e de iluminação, toaletes com instalações específicas para pessoas com deficiência, sistema de proteção contra incêndios e saídas de emergência de fácil identificação.

Atualmente, o Espaço oferece um acervo que reúne 251 obras dos principais nomes das artes plásticas brasileiras, além de artistas internacionais do porte de Monet, Renoir, Miró e Dalí. A exposição, com cinco séculos de história, divide as obras entre períodos históricos e movimentos artísticos, totalizando cinco eixos: Do Brasil Holandês à República, Modernismo, Abstração, Contemporâneos e Presença Estrangeira. Com visitação gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 18 de dezembro.

Endereço: Universidade De Fortaleza, Avenida Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3477-3319

Estoril

Estoril Praia de Iracema

Primeira construção da Praia de Iracema, o lugar serviu como residência para a família Porto até 1942. Chamada como Vila Morena, a construção foi cedida para os soldados norte-americanos, em função da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos da América estabelecem uma base no nordeste do Brasil, e passa a ser a sede da United States Office. O imóvel foi desapropriado no começo dos anos 1990 quando foi reconstruído em concreto armado e alvenaria.

Em 2008, o Estoril recebeu ordem de serviço para reforma e restauração e teve sua execução concluída em 2010. Atualmente, o Estoril está completamente restaurado e pronto para receber novas atividades.

Endereço: Rua dos Tabajaras, 359 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3105-1965
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 17h

Casa José de Alencar

casa jose de alencar

Nesta casa nasceu e viveu o escritor José de Alencar. O local foi tombado em 1968 e é um retorno à infância e histórias do autor cearense, além de oferecer ao visitante um mergulho nas obras e na cultura do estado. A casinha também abriga uma biblioteca, a pinacoteca, um restaurante, ruínas históricas e museus. O centro cultural recebe atividades toda semana: às quintas, lançamento de livro; às sextas, programação elaborada pela Secult; aos sábados, “Chorinho na casa do Zé” e, aos domingos, feijoada e forró pé de serra.

Endereço: Av. Washington Soares, 6055 – Messejana, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3276-2379
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado e domingo, das 8h às 12h

Museu da Indústria

Museu da Indstria Centro

Localizado em frente ao Passeio Público, o local oferece acesso gratuito à exposição “História da Industrialização do Ceará”. Uma viagem no tempo e conhecer a rica e fascinante história da industrialização cearense que se inicia com o ciclo do couro e chega até os dias atuais. No seleto acervo físico da exposição, é possível encontrar uma máquina de costurar couro, peça de engrenagem de moinho e uma balança de algodão do século XIX. Também foram doados pelas indústrias cearenses, para a exposição, móveis e equipamentos utilizados pela indústria gráfica, como: uma impressora Linotipo e um armário guarda tipos.

A exposição surpreende também pela tecnologia adotada: projeções sincronizadas e de grandes proporções, telas touch screen e acesso virtual a acervos de outros museus do mundo. Os visitantes têm a oportunidade de interagir com as linhas do tempo em totens virtuais, sendo possível acessar dados, documentos e fotos do processo de industrialização cearense.

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 (em frente ao Passeio Público) – Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3201-3901
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, de 9h às 18h; aos sábados, de 9h às 17h; e aos domingos, de 9h às 13h.

Museu do Ceará

museu do ceara

O Museu abriga um acervo de mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções que contam a história do Ceará: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. Exibe exposições temáticas permanentes, com temas de interesse da história do Ceará, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense.

Endereço: Rua São Paulo, 51 – Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3101-2610
Horário de funcionamento: terça a sábado, de 9h às 17h

Museu da Imagem e Som do Ceará

museu imagem e som

Inaugurado em 1980, o Museu tem um acervo estimado em 150 mil peças entre discos de música brasileira e internacional (de 78, 45 e 33 e ½ rotações), CD’s, fitas de áudio, de rolo, cassete e micro-cassete, um acervo de imagem (fotografias cópia papel e digital) com imagens de Fortaleza Antiga, de outros municípios cearenses, de personalidades, festas e folguedos populares, artistas populares (cordelistas, artesãos, escultores, etc) cromos e negativos, filmes de diretores cearenses e registros de danças e festas da cultura popular tradicional (em diversos formatos como vídeos betacam, betamax,VHS e super VHS, DVD, H-8, películas de 16mm e 35mm, etc.), depoimentos de personalidades da história do Ceará, cordéis, partituras e muitos outros objetos que contam a história registrados em suportes audiovisuais.

Além da pesquisa ao usuário, o MIS possui biblioteca especializada (em fase de reorganização), sala de projeção multimídia e espaços expositivos. O MIS-CE tem as atividades do Núcleo Educativo, setor responsável pela mediação das visitas e pelas atividades de formação, como cursos e oficinas.

Endereço: Av. Barão de Studart, 410 - Meireles, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3101-1207
Horário de funcionamento: terça a sábado, de 9h às 18h

Museu do Automóvel

museu automovel

O Museu do Automóvel do Ceará possui cerca de 60 carros em exposição, a maioria modelos e marcas americanas de 1917 até 1995. O acervo é um dos mais completos do gênero - Cadillac, Chevrolet, Dodge, Fiat entre outros. O carro mais antigo é um Ford 1917. Destacam-se também dois carros fúnebres da década de 1930.

Endereço: Rua Jornalista César Magalhães, 862 – Guararapes, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3273-3129
Horário de funcionamento: diariamente, de 9h às 18h, exceto às terças-feiras

Museu do Futebol

museu castelao

Os interessados em conhecer mais sobre a história do futebol cearense devem visitar o museu, que fica localizado na Arena Castelão. Lá é possível encontrar troféus, fotos, camisas, vídeos e outros itens. Do museu, também dá para ter visão privilegiada do campo.

Endereço: Arena Castelão – Av. Alberto Craveiro, 2901 (acesso pela portaria localizada na Av. Paulino Rocha), Fortaleza - CE, Brasil
Horário de visitação: terça a quarta e sexta a domingo, das 9h às 11h e das 14h às 16h

Museu da Escrita

museu da escrita

O acervo do museu é constituído por objetos ligados ao processo da escrita, com peças que datam desde o final do século XIX. É possível conferir máquinas de escrever antigas, elétricas e eletrônicas, coleções de Biblías, tinteiros e penas, canetas tinteiros, grampeadores e perfuradores para papel, entre outros itens raros.

Endereço: Rua Dr. Walder Studart, 56 - Dionísio Torres, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3244-7729
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h

Museu da Arte Contemporânea - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

arte conteporanea

O Centro Cultural abriga o Museu de Arte Contemporânea que, além de reunir mais de 600 obras de artistas locais, nacionais e internacionais, também é responsável pelo acervo da Pinacoteca do Estado do Ceará.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3488-8600
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h

Museu da Fotografia

O Museu da Fotografia concentra um dos maiores acervos de fotografia do país. Grandes nomes como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry e Cindy Sherman assinam as obras expostas, retratando guerras, conflitos, história do norte e nordeste brasileiro entre diversas outras obras. Entre as mais de duas mil imagens está a icônica “Menina Afegã”, primeira aquisição da coleção.

O local dispõe de espaços com exposições temporárias e permanentes, além de auditório para palestras e oficinas, livraria temática e café. Em 2017, o Museu da Fotografia foi reconhecido como patrimônio turístico do Fortaleza pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor).

Endereço: Rua Frederico Borges, 545 - Varjota, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3017-3661
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia); às quartas a entrada é gratuita
Horário de visitação: quarta a domingo, das 12h às 17h

Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar (TJA) é um centro de convivência artístico-cultural, possuindo estrutura datada de 1910. Exibindo o clássico estilo arquitetônico Art Nouveau constituído de peças de ferro fundido, é referência artística-cultural no país, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O local integra além do teatro-monumento, um jardim projetado pelo paisagista Burle Marx e o Anexo Cena.

O TJA apoia e sedia programação de solistas, coletivos artísticos e instituições tanto público quanto privadas. Na mesma linha, também produz, apoia e recebe atividades formativas o ano todo. O equipamento realiza visitas guiadas a partir de agendamento.

Endereço: R. Liberato Barroso, 525 – Praça. José. De Alencar – Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3101-2566
Agendamento de visita guiada: +55 (85) 3101-2567
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h – flexível ao fim dos espetáculos; sábado e domingo, das 14h até o horário do fim dos espetáculos

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

Uma das primeiras e mais marcantes construções locais, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção é conhecida como o ponto de origem da cidade, batizada em sua homenagem. Atual sede da 10ª Região Militar, o forte possui vista para o mar e oferece visitas guiadas para fortalezenses e turistas conhecerem mais sobre a história da capital. Personalidades históricas como o General Antônio de Sampaio e Martins Soares Moreno estão homenageados no local.

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, s/n - Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3255-1728
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30; sábado e domingo, das 9h às 12h

Museu de Arte da UFC

Inaugurado em 1961, o Museu foi idealizado e fundado pelo primeiro Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Martins Filho. O local relaciona universidade e regionalidade, abrigando um acervo com obras populares e eruditas.

O Museu de Arte da UFC abriga produções de artistas renomados como Descartes Gadelha, Raimundo Cela, Chico da Silva, Aldemir Martins e Jean Pierre Chabloz. O espaço também reúne a maior coleção de referência em matrizes de xilogravuras de cordel e coleções estrangeiras da Escola de Paris.

Endereço: Av. da Universidade, 2854 – Benfica, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3366-7481 / 3366-7482
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Cineteatro São Luiz

Difusor de uma excelente e acessível programação cultural, o São Luiz é patrimônio histórico e arquitetônico do Centro da cidade e atual equipamento da Secult Ceará. Levando 20 anos para ser inaugurado, em 1958, o cineteatro se tornou marco na memória afetiva dos moradores locais. O estilo Art Decó confere ar clássico e sofisticado à arquitetura.

Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3252-4138
Horário de funcionamento bilheteria: terça a sábado, das 10h às 18h30; domingo sujeito à alterações

Memorial da Cultura Cearense

Inserido no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o local é um museu antropológico que promove exposições com base em manifestações e valores culturais do Ceará, valorizando o artista popular, em especial no setor do artesanato.

Dispondo de estrutura adequada e moderna, o MCC possui salões para exposições de longa e curta duração além de auditório para palestras, pequenas apresentações, debates e vídeos relacionados à exposição vigente.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3488-8621
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 18h30 - com permanência permitida até às 19h; sábado, domingo e feriados, das 14h às 21h - com permanência permitida até às 21h30

Emcetur - Empresa Cearense de Turismo

Sediada na Antiga Cadeia Pública, a Emcetur recebe e fornece informações locais para turistas. O edifício de linhas neoclássicas abriga também comércio de artesanato e produtos típicos, utilizando as antigas celas como boxes. No pavilhão ainda estão localizados os espaços culturais: Museu de Arte Popular e Museu de Mineralogia.

Endereço: Rua Senador Pompeu, 350 - Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3212-3014
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h30; sábado, das 8h às 14h30, e domingo, das 8h às 12h

Arte e Cultura

Espaço Cultural Unifor

Resultado de imagem para espaço cultural unifor

Reconhecido pela Prefeitura de Fortaleza como patrimônio turístico da Capital, o espaço é compatível aos grandes salões de arte do mundo. O local é dotado de sistemas de refrigeração e climatização, controle rigoroso dos índices internos de umidade e de iluminação, toaletes com instalações específicas para pessoas com deficiência, sistema de proteção contra incêndios e saídas de emergência de fácil identificação.

Atualmente, o Espaço oferece um acervo que reúne 251 obras dos principais nomes das artes plásticas brasileiras, além de artistas internacionais do porte de Monet, Renoir, Miró e Dalí. A exposição, com cinco séculos de história, divide as obras entre períodos históricos e movimentos artísticos, totalizando cinco eixos: Do Brasil Holandês à República, Modernismo, Abstração, Contemporâneos e Presença Estrangeira. Com visitação gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 18 de dezembro.

Endereço: Universidade De Fortaleza, Avenida Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3477-3319

Estoril

Estoril Praia de Iracema

Primeira construção da Praia de Iracema, o lugar serviu como residência para a família Porto até 1942. Chamada como Vila Morena, a construção foi cedida para os soldados norte-americanos, em função da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos da América estabelecem uma base no nordeste do Brasil, e passa a ser a sede da United States Office. O imóvel foi desapropriado no começo dos anos 1990 quando foi reconstruído em concreto armado e alvenaria.

Em 2008, o Estoril recebeu ordem de serviço para reforma e restauração e teve sua execução concluída em 2010. Atualmente, o Estoril está completamente restaurado e pronto para receber novas atividades.

Endereço: Rua dos Tabajaras, 359 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3105-1965
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 17h

Casa José de Alencar

casa jose de alencar

Nesta casa nasceu e viveu o escritor José de Alencar. O local foi tombado em 1968 e é um retorno à infância e histórias do autor cearense, além de oferecer ao visitante um mergulho nas obras e na cultura do estado. A casinha também abriga uma biblioteca, a pinacoteca, um restaurante, ruínas históricas e museus. O centro cultural recebe atividades toda semana: às quintas, lançamento de livro; às sextas, programação elaborada pela Secult; aos sábados, “Chorinho na casa do Zé” e, aos domingos, feijoada e forró pé de serra.

Endereço: Av. Washington Soares, 6055 – Messejana, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3276-2379
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado e domingo, das 8h às 12h

Museu da Indústria

Museu da Indstria Centro

Localizado em frente ao Passeio Público, o local oferece acesso gratuito à exposição “História da Industrialização do Ceará”. Uma viagem no tempo e conhecer a rica e fascinante história da industrialização cearense que se inicia com o ciclo do couro e chega até os dias atuais. No seleto acervo físico da exposição, é possível encontrar uma máquina de costurar couro, peça de engrenagem de moinho e uma balança de algodão do século XIX. Também foram doados pelas indústrias cearenses, para a exposição, móveis e equipamentos utilizados pela indústria gráfica, como: uma impressora Linotipo e um armário guarda tipos.

A exposição surpreende também pela tecnologia adotada: projeções sincronizadas e de grandes proporções, telas touch screen e acesso virtual a acervos de outros museus do mundo. Os visitantes têm a oportunidade de interagir com as linhas do tempo em totens virtuais, sendo possível acessar dados, documentos e fotos do processo de industrialização cearense.

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 (em frente ao Passeio Público) – Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3201-3901
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, de 9h às 18h; aos sábados, de 9h às 17h; e aos domingos, de 9h às 13h.

Museu do Ceará

museu do ceara

O Museu abriga um acervo de mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções que contam a história do Ceará: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. Exibe exposições temáticas permanentes, com temas de interesse da história do Ceará, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense.

Endereço: Rua São Paulo, 51 – Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3101-2610
Horário de funcionamento: terça a sábado, de 9h às 17h

Museu da Imagem e Som do Ceará

museu imagem e som

Inaugurado em 1980, o Museu tem um acervo estimado em 150 mil peças entre discos de música brasileira e internacional (de 78, 45 e 33 e ½ rotações), CD’s, fitas de áudio, de rolo, cassete e micro-cassete, um acervo de imagem (fotografias cópia papel e digital) com imagens de Fortaleza Antiga, de outros municípios cearenses, de personalidades, festas e folguedos populares, artistas populares (cordelistas, artesãos, escultores, etc) cromos e negativos, filmes de diretores cearenses e registros de danças e festas da cultura popular tradicional (em diversos formatos como vídeos betacam, betamax,VHS e super VHS, DVD, H-8, películas de 16mm e 35mm, etc.), depoimentos de personalidades da história do Ceará, cordéis, partituras e muitos outros objetos que contam a história registrados em suportes audiovisuais.

Além da pesquisa ao usuário, o MIS possui biblioteca especializada (em fase de reorganização), sala de projeção multimídia e espaços expositivos. O MIS-CE tem as atividades do Núcleo Educativo, setor responsável pela mediação das visitas e pelas atividades de formação, como cursos e oficinas.

Endereço: Av. Barão de Studart, 410 - Meireles, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3101-1207
Horário de funcionamento: terça a sábado, de 9h às 18h

Museu do Automóvel

museu automovel

O Museu do Automóvel do Ceará possui cerca de 60 carros em exposição, a maioria modelos e marcas americanas de 1917 até 1995. O acervo é um dos mais completos do gênero - Cadillac, Chevrolet, Dodge, Fiat entre outros. O carro mais antigo é um Ford 1917. Destacam-se também dois carros fúnebres da década de 1930.

Endereço: Rua Jornalista César Magalhães, 862 – Guararapes, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3273-3129
Horário de funcionamento: diariamente, de 9h às 18h, exceto às terças-feiras

Museu do Futebol

museu castelao

Os interessados em conhecer mais sobre a história do futebol cearense devem visitar o museu, que fica localizado na Arena Castelão. Lá é possível encontrar troféus, fotos, camisas, vídeos e outros itens. Do museu, também dá para ter visão privilegiada do campo.

Endereço: Arena Castelão – Av. Alberto Craveiro, 2901 (acesso pela portaria localizada na Av. Paulino Rocha), Fortaleza - CE, Brasil
Horário de visitação: terça a quarta e sexta a domingo, das 9h às 11h e das 14h às 16h

Museu da Escrita

museu da escrita

O acervo do museu é constituído por objetos ligados ao processo da escrita, com peças que datam desde o final do século XIX. É possível conferir máquinas de escrever antigas, elétricas e eletrônicas, coleções de Biblías, tinteiros e penas, canetas tinteiros, grampeadores e perfuradores para papel, entre outros itens raros.

Endereço: Rua Dr. Walder Studart, 56 - Dionísio Torres, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3244-7729
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h

Museu da Arte Contemporânea - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

arte conteporanea

O Centro Cultural abriga o Museu de Arte Contemporânea que, além de reunir mais de 600 obras de artistas locais, nacionais e internacionais, também é responsável pelo acervo da Pinacoteca do Estado do Ceará.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3488-8600
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h

Museu da Fotografia

O Museu da Fotografia concentra um dos maiores acervos de fotografia do país. Grandes nomes como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry e Cindy Sherman assinam as obras expostas, retratando guerras, conflitos, história do norte e nordeste brasileiro entre diversas outras obras. Entre as mais de duas mil imagens está a icônica “Menina Afegã”, primeira aquisição da coleção.

O local dispõe de espaços com exposições temporárias e permanentes, além de auditório para palestras e oficinas, livraria temática e café. Em 2017, o Museu da Fotografia foi reconhecido como patrimônio turístico do Fortaleza pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor).

Endereço: Rua Frederico Borges, 545 - Varjota, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3017-3661
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia); às quartas a entrada é gratuita
Horário de visitação: quarta a domingo, das 12h às 17h

Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar (TJA) é um centro de convivência artístico-cultural, possuindo estrutura datada de 1910. Exibindo o clássico estilo arquitetônico Art Nouveau constituído de peças de ferro fundido, é referência artística-cultural no país, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O local integra além do teatro-monumento, um jardim projetado pelo paisagista Burle Marx e o Anexo Cena.

O TJA apoia e sedia programação de solistas, coletivos artísticos e instituições tanto público quanto privadas. Na mesma linha, também produz, apoia e recebe atividades formativas o ano todo. O equipamento realiza visitas guiadas a partir de agendamento.

Endereço: R. Liberato Barroso, 525 – Praça. José. De Alencar – Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3101-2566
Agendamento de visita guiada: +55 (85) 3101-2567
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h – flexível ao fim dos espetáculos; sábado e domingo, das 14h até o horário do fim dos espetáculos

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

Uma das primeiras e mais marcantes construções locais, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção é conhecida como o ponto de origem da cidade, batizada em sua homenagem. Atual sede da 10ª Região Militar, o forte possui vista para o mar e oferece visitas guiadas para fortalezenses e turistas conhecerem mais sobre a história da capital. Personalidades históricas como o General Antônio de Sampaio e Martins Soares Moreno estão homenageados no local.

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, s/n - Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3255-1728
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30; sábado e domingo, das 9h às 12h

Museu de Arte da UFC

Inaugurado em 1961, o Museu foi idealizado e fundado pelo primeiro Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Martins Filho. O local relaciona universidade e regionalidade, abrigando um acervo com obras populares e eruditas.

O Museu de Arte da UFC abriga produções de artistas renomados como Descartes Gadelha, Raimundo Cela, Chico da Silva, Aldemir Martins e Jean Pierre Chabloz. O espaço também reúne a maior coleção de referência em matrizes de xilogravuras de cordel e coleções estrangeiras da Escola de Paris.

Endereço: Av. da Universidade, 2854 – Benfica, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3366-7481 / 3366-7482
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Cineteatro São Luiz

Difusor de uma excelente e acessível programação cultural, o São Luiz é patrimônio histórico e arquitetônico do Centro da cidade e atual equipamento da Secult Ceará. Levando 20 anos para ser inaugurado, em 1958, o cineteatro se tornou marco na memória afetiva dos moradores locais. O estilo Art Decó confere ar clássico e sofisticado à arquitetura.

Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3252-4138
Horário de funcionamento bilheteria: terça a sábado, das 10h às 18h30; domingo sujeito à alterações

Memorial da Cultura Cearense

Inserido no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o local é um museu antropológico que promove exposições com base em manifestações e valores culturais do Ceará, valorizando o artista popular, em especial no setor do artesanato.

Dispondo de estrutura adequada e moderna, o MCC possui salões para exposições de longa e curta duração além de auditório para palestras, pequenas apresentações, debates e vídeos relacionados à exposição vigente.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3488-8621
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 18h30 - com permanência permitida até às 19h; sábado, domingo e feriados, das 14h às 21h - com permanência permitida até às 21h30

Emcetur - Empresa Cearense de Turismo

Sediada na Antiga Cadeia Pública, a Emcetur recebe e fornece informações locais para turistas. O edifício de linhas neoclássicas abriga também comércio de artesanato e produtos típicos, utilizando as antigas celas como boxes. No pavilhão ainda estão localizados os espaços culturais: Museu de Arte Popular e Museu de Mineralogia.

Endereço: Rua Senador Pompeu, 350 - Centro, Fortaleza - CE, Brasil
Telefone: +55 (85) 3212-3014
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h30; sábado, das 8h às 14h30, e domingo, das 8h às 12h