Requalificação da Orla de Fortaleza: Uma nova Beira Mar para você.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) vem realizando desde maio uma operação de ordenamento das embarcações e reforma no calçadão da Beira Mar, no Mucuripe.

Três frentes de obras estão em fase de execução neste momento. A primeira que iniciou em maio, compreende o trecho de 300 metros, a partir da Rua Teresa Hinko, sentido Mercado dos Peixes. Outra frente de urbanização do calçadão (300 m) segue do Golden Flat Fortaleza até o Novo Mercado dos Peixes. A obra beneficia a contenção do calçadão, novo piso, ciclovia, paisagismo, acessibilidade e ainda um novo espaço destinado para a manutenção de barcos (barracão) e depósitos para os pescadores.

Outra frente que também está em fase de acabamento é a urbanização do Espigão da Av. Desembargador Moreira. O equipamento, orçado em 17 milhões, fazia parte do pacote de obras da Prefeitura em parceria com o Ministério do Turismo, porém com o contingenciamento de verbas do Governo Federal, a Prefeitura de Fortaleza assumiu a conclusão do equipamento, com recursos próprios do município.

Ainda na requalificação da orla foi realizada uma operação de ordenamento das embarcações.  Ao todo foram retiradas 10 embarcações de grande porte e sem uso, além de outros equipamentos que ocupavam a faixa de praia de forma irregular.

As carcaças, sem condições de reaproveitamento foram levadas para o aterro sanitário de Caucaia. Enquanto os barcos de grande porte foram realocados em uma área que não está passando por intervenções neste momento.

Em março deste ano, o prefeito Roberto Cláudio entregou o Mercado dos Peixes totalmente reformado. A nova estrutura de 45 boxes para venda e quatro boxes de frituras conta também com blocos de administração, pesagem de mercadorias, associação dos permissionários, estacionamento, banheiros públicos e caixa d'água. As obras foram executadas pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), com investimento de R$ 5 milhões.

Para dar continuidade à requalificação do local, a Setfor, em convênio com a Associação de Gastronomia do Ceará (Agace) vai oferecer aos permissionários do Mercado, um curso de capacitação de manipulação e armazenamento de alimentos. O cronograma do curso deverá ser divulgado a partir do novembro.

O novo desenho da Beira Mar vai priorizar a reforma dos espaços dedicados à circulação de pessoas e, com isso, beneficiar o turista que vem conhecer a cidade. A obra integra as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Fortaleza, convênio com o Ministério do Turismo. O trecho urbanizado inclui zonas pavimentadas para vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias e calçadão para caminhadas.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif